Tratado de Musculação (Mario Augusto Charro, Aylton Figueira Junior e Gustavo Allegretti)
Características
- Páginas: 688
- Formato: 21 x 28 cm
- ISBN: 9788576557562
- Peso (em gramas): 2100
- Ano: 2020
- Edição: 1
fasfa
O conhecimento atual do treinamento muscular reflete historicamente os conceitos baseados no levantar e sustentar sobrecarga, na força física e na estética – aspectos construídos há mais de 500 anos. Entretanto, destaco o avanço científico dos últimos 50 anos, pois a profundidade e o cuidado apresentados pelos autores nesta obra tecem uma redação didática com aplicação imediata, elevando o Tratado de Musculação a uma referência mandatória no âmbito acadêmico. Observando o treinamento de força como uma das atividades mais interessantes e estudadas nos últimos 70 anos, e com número de evidências científicas em crescimento, ainda não se pode afirmar que todas as adaptações do tecido muscular e os efeitos adaptativos nos demais sistemas em condição crônica do treinamento são conhecidos. Diante desses aspectos, não se pode esquecer que a espécie humana se beneficia das evoluções científicas, estando à luz do entendimento racional da ciência, e não o inverso, como alguns pensam.
Prof. ph.D. Aylton Figueira Junior Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física – Universidade São Judas Tadeu Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Treinamento Esportivo – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas Docente do Curso de Educação Física – Universidade Nove de Julho
Apresentação Seção 1 - Princípios fisiológicos aplicados ao treinamento de força
1. Bioenergética Aplicada ao Metabolismo Muscular
2. Sistema Neuromuscular
3. Fisiologia Endócrina Associada ao Treinamento de Força
4. Nutrição e Treinamento de Força
5. Mecanismos Associados a Hipertrofia e Treinamento de Força (aspectos fisiológicos da oclusão; vias de síntese e degradação; integração treinamento x hormônios x nutrição)
6. Respostas Imunológicas associadas ao treinamento de força: ação supressão x estimulação
Seção 2 - Biomecânica aplicada ao treinamento de força
7. Tecido Ósseo: Cargas Mecânicas
8. Anatomia e Ação muscular de Membros Superiores, Coluna e Inferiores
9. Biomecânica Aplicada aos Equipamentos de Treinamento de Força
10. Torque e Alavanca
11. Eletromiografia: Técnicas e Aplicação ao treinamento de força
12. Biomecânica das Lesões no Treinamento de Força
13. Neuromecânica Aplicada ao Treinamento Sensório-motor
Seção 3 - Avaliação física e treinamento de força
14. Princípios e Aplicação de Testes e Medidas
15. Antropometria e Composição Corporal
16. Testes de Força e Flexibilidade Seção 4 - Organização, princípios e prescrição do treinamento de força
17. Objetivos e Aplicação do Treinamento de força: saúde, estética e performance 1
8. Sistemas e Meios de Treinamento
19. Montagens de Programas - Manipulação das variáveis do treinamento de força
20. Princípios/periodização do Treinamento nos modelos Linear e Não Linear
21. O treinamento de força no esporte: a estratégia de intensificação e tapering baseada na concentração das cargas de força
Seção 5 - Estratégias do treinamento de força aplicadas
22. Estratégias de Coaching para Adesão ao Treinamento de Força
23. Treinamento concorrente
24. Treinamento de Força Aplicado a Grupos Especiais
25. Musculação competitiva
26. Biomecânica Aplicada: Explorando o Treinamento de Força e Potência
27. Treinamento de Força e Emagrecimento
Mario Augusto Charro Graduado em Educação Física pela Universidade Santo Amaro (Unisa). Pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela FMU. Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Professor nos cursos de graduação em Educação Física na FMU e na USCS. Coordenador nos cursos de pós-graduação em Educação Física nas FMU, USCS, UNIFAE e Estácio de Sá. Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física da 4a Região – Estado de São Paulo (CREF4/SP).
Aylton Figueira Junior Graduado em Educação Física - FEC do ABC. Pós-graduado em Fisiologia e Bioquímica do Exercício – Instituto de Medicina Esportiva - CUBA. Mestre e Doutor em Adaptação Humana, Atividade Física e Saúde – UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado – Universidade São Judas Tadeu. Docente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Pós-Graduação. Docente do Curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Coordenador do Grupo de Estudos em Promoção de Saúde e Atividade Física, vinculado ao Laboratório de Fisiologia Translacional. Coordenador do Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Esportivo da FMU. Assessor Ad Hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Membro da Comissão de Avaliação de Curso Superior – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Gustavo Allegretti João Licenciatura plena em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Mestre e doutorando em Biodinâmica do Movimento e Desempenho Humano pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professor das disciplinas de Musculação, Fisiologia do Exercício e Processos Biológicos na FMU. Professor de cursos de pós-graduação das seguintes instituições: Estácio da Sá, FMU, Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Membro do grupo de estudos do Laboratório de Pesquisa de Fisiologia Translacional. Ex-atleta de musculação, com vários títulos conquistados durante a trajetória competitiva.