Livro
O Espaço do Movimento na Educação Infantil (Shelly Blecher Rabinovich)
Características
fasfa
A obra traz uma gama de assuntos que envolvem a linguagem corporal da criança no ambiente escolar para o desenvolvimento do processo de aprendizagem, de interesse para professores de Educação Física que atuam nesta área, como também para os professores chamados de -polivalentes- e todos aqueles que trabalham com educação infantil.
Em seus 9 capítulos, a autora trata de temas como o processo histórico da Educação Física no Brasil e na Educação Infantil, a relação entre corpo, movimento e espaço, as características propostas por estudiosos do desenvolvimento infantil, como de Piaget, Wallon e Le Boulch, o processo de formação de professores de Educação Física e sua influência no aprendizado infantil, sugestões de aulas, com proposta de planejamento e um catálogo de atividades que possam ser aplicadas, além da temática sobre a adaptação das crianças na mudança de anos letivos para o Ensino Fundamental, fazendo da obra uma referência para o processo educacional infantil.
Introdução
Capítulo 1 Percurso Histórico da Educação Física no Brasil.
Capítulo 2 O Lugar da Educação Física na Educação Infantil
Capítulo 3 Integrando Corpo, Espaço e Movimento
Capítulo 4 Encontro com os Estudiosos do Desenvolvimento Infantil
Capítulo 5 Encontro com os Profissionais de Educação Infantil: Formação e Experiência
Capítulo 6 Os Objetivos e Conteúdos das Aulas de Educação Física na Educação Infantil
Capítulo 7 Uma Proposta de Planejamento para Aulas de Educação Física
Capítulo 8 Pequeno Catálogo de Atividades Corporais para a Educação Infantil
Capítulo 9 Reflexões e Descobertas
Excerto
Referências