Mostra Sconfinamenti - Atravessando Fronteiras (Reggio Children)
Características
- Páginas: 120
- Páginas: 120
- ISBN: 9786599017407
- Peso (em gramas): 900
- Ano: 2020
- Edição: 1
fasfa
Nos ambientes digitais, bem como em todos os contextos educativos das creches e das escolas da infância do Município de Reggio Emilia, as crianças agem como autoras e construtoras do seu próprio conhecimento e dos seus próprios imaginários individuais e coletivos, descartando uma ideia de tecnologia engessada e centralizadora, e tornando visível outra, abrangente e instigadora. A tecnologia penetra no cotidiano dos contextos educativos, não domina nem substitui, mas se mistura com outras linguagens. Ela entra nos ambientes, não de forma puramente instrumental e funcionalista, mas conectora de saberes e de explorações multidisciplinares, apoiando os modos como as crianças conhecem, inaugurando novos ambientes de socialização e de compartilhamento. Tem o potencial de transformar os contextos de ensino-aprendizagem, oferecendo novas maneiras de representação dos pensamentos e das teorias das crianças, propondo uma dimensão cultural capaz de conjugar o abstrato com o artesanal. Este catálogo reconta a Mostra Sconfinamenti – Atravessando fronteiras: encontros com sujeitos vivos / paisagens digitais, que coleta e expõe projetos realizados nas creches e nas escolas da infância do Município de Reggio Emilia: a natureza próxima, vista e indagada por meio das percepções, das teorias, das ações das crianças de hoje e das conexões entre instrumentos analógicos e digitais. O objetivo da mostra é imaginar e tornar visível uma poética digital, investigar como as novas mídias envolvem as crianças e os adultos, a maneira como criam significado, como modificam a comunicação e a troca de conhecimentos, a fim de, a partir disso, produzir metáforas, utopias e imaginários para futuros possíveis.
Notas de pesquisa – Paola Cagliari
Sconfinamenti – Simona Bonilauri e Maddalena Tedeschi
Os pensamentos que sustentam o projeto expositivo – Isabella Meninno
Encontros com sujeitos vivos – Mostra
O otimismo das margaridas – Creche Gianni Rodari
Passear com os caracóis – Creche Alice
A forsítia vista pelo sol – Creche Peter Pan
Luz de bosque – Creche Pablo Picasso
Presentes para a árvore – Creche Genoeffa Cervi
Efeito planta: da flor ao novo projeto de planta – Escola da Infância Bruno Munari
Vida da hera: uma história para contar – Escola da Infância e de Ensino Fundamental no Centro Internacional Loris Malaguzzi
Na pele das árvores – Escola da Infância Paulo Freire
Trajetórias – Escola da Infância Girotondo
Um lugar perfeito – Escola da Infância Gulliver
Um pequeno ovo azul – Escola da Infância La Villetta
O fosso é como um mundo – Escola da Infância Camillo Prampolini
A terra – Escola da Infância Diana
O falso mais verdadeiro do que o verdadeiro – Escola da Infância Pablo Neruda
Plantas dançantes – Escola da Infância Robinson
Os cadernos de estudo Paisagens digitais – Ateliê
Geografias – Isabella Meninno
Um espaço que inclui
Os cenários e a microconstrutividade
O acervo de imagens
Mapear geografias
O microscópio e a natureza que cresce
O vídeo e o stop motion
A Reggio Children s.r.l. nasceu em 1994 para promover e defender os direitos das meninas e dos meninos e para fazer a gestão das trocas pedagógicas e culturais, já há tempos iniciadas, entre as instituições para a infância do Município de Reggio Emilia e professores, pesquisadores e estudiosos de todo o mundo.