Livro

Educação Física, currículo e cultura (Livro)

Características


    Na compra desse produto ganhe 41Pontos Fidelidade Phorte

    De R$ 52,00
    Por:
    R$ 41,60
    Economize  R$ 10,40

    Em Educação Física, currículo e cultura, após discorrer acerca de função social da escola, políticas de escolarização, democratização do acesso e tendências de ensino, os autores analisam a herança dos pressupostos teórico-práticos que moldaram o fazer pedagógico no campo da Educação Física.

     

    Diante das interpretações realizadas e da importância da centralidade da cultura neste momento histórico, assumem uma posição (pós-)crítica e convidam os professores e professoras para investigar o atual contexto e as concepções pedagógicas que o influenciam, a fim de se arriscar a “artistar” uma escrita curricular capaz de empoderar sua ação docente frente às exigências da contemporaneidade.


    1 - As transformações sociais e seus reflexos na educação; Função social da escola; A escola como local de conflitos

     

    2 - Teorização curricular e Educação Física; Primeiro momento: tradição e modernidade; Segundo momento: industrialização e tecnicismos; Terceiro momento: democracia e crítica social; Quarto momento: globalização e mercado; Quinto momento: o currículo – território de confronto

     

    3 - Teorias críticas e seu impacto no currículo da Educação Física; Pressupostos; Os principais legados da teorização crítica

     

    4 - Teorias pós-críticas: a discussão contemporânea e suas contribuições para a construção do currículo da Educação Física; Pressupostos; Contexto; Escola, currículo e a sociedade contemporânea; O pós-modernismo; Pós-modernidade e educação: novos caminhos, novas possibilidades; A identidade e a diferença têm de ser representadas; O pós-estruturalismo e as suas contribuições para o currículo pós-crítico; Os Estudos Culturais; Olhando para além das fronteiras da escola e do currículo; O multiculturalismo, o pós-colonialismo e outras ferramentas de análise

     

    5 - O currículo e a pedagogia pós-crítica da Educação; Física: agindo para transformar; Subsídios para uma prática pedagógica pós-crítica da Educação Física; Sugerindo caminhos; Os conteúdos de ensino na perspectiva pós-crítica; A seleção das manifestações corporais a ser tematizadas no currículo

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.